segunda-feira, 19 de março de 2012

RELIGIOSIDADE: CONHEÇA AS COMUNIDADES QUE CELEBRAM O DIA DE SÃO JOSÉ EM TEJUÇUOCA


Nesse dia 19 de março, dia de são José, padroeiro do Estado do Ceará, as comunidades católicas celebram o dia deste santo que dedicou sua vida em cuidar de Nossa Senhora e Jesus Cristo.

Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, operário da madeira, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco.

Mas é justamente no Nordeste e Ceará que a devoção a São José, considerado padroeiro do povo cearense, destaca-se por completar, juntamente com Santa Luzia (festejada no dia 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), a trilogia dos santos que intercedem junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos.

Com a quadra chuvosa quase consolidada, hoje, dia de São José, os agricultores dos quatro cantos do Ceará aproveitam para agradecer, por meio de orações, missas, novenas, festa e com mesa farta.

A popularidade de São José faz com que o santo seja festejado em diversas paróquias da Capital e do Interior, sendo uma das mais representativas a da Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz, primeira capital do Ceará, que celebra desde o dia 9 a festa de seu padroeiro com o tema "Ide a José e fazei o que ele vos disser".

Outra localidade que também celebra São José é a comunidade Baú, na cidade de Guaiúba, quando fiéis saem em procissão com a imagem do Santo, que passa o ano na casa de uma família. A escolha é feita por sorteio, servindo para mostrar a relação do Santo com a família, conta o padre Emílio César Porto Cabral, responsável pela paróquia.
No município de Tejuçuoca são várias as manifestações que acontecem em homenagem a São José, entre elas algumas localidades de destacam com homenagens ao Santo...

Boa Ação
Localizada a 10 km da Sede o do municio, a comunidade tem o santo como seu
padroeiro e celebra nesta data a festa de São José.

Barra do Caxitoré
A 25 km da Sede, a comunidade também tem São José como seu padroeiro, porém por tradição, é celebrada sua festa somente no mês de agosto. Isso se deu devido ao inverno rigoroso que a comunidade enfrentará no inicio dessa devoção e também pelo fato da colheita já está ocorrendo, onde a maioria dos agricultores levavam suas oferendas ao santo padroeiro da comunidade.

Malaquias
A 6 km da sede, a comunidade sempre realiza o novenário em devoção ao santo e se reúne neste dia para juntos agradecer as graças recebidas pelo santo protetor. O encerramento é com uma tradicional procissão que a comunidade realiza, saindo da capela de São Raimundo Nonato, levando a imagem de são José até a casa do Sr. Fransquim de Sales, onde todos rezam o santo terço em agradecimento e se confraternizam.

Assentamento Chaparral
A 13 Km da Sede, também realiza um novenário para celebrar o santo do dia, onde todos participam deste movimento.

Volta do Caxitoré
A comunidade celebra o dia de são José junto com as famílias da localidade, também é feito uma procissão no encerramento do novenário.



Fonte: blog do Clésio Marques
Adaptação: Fábio Farias

0 comentários:

Postar um comentário